Dra. Giusepina Iaquinto

Blog da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia. Tel. (11) 3259-6492 e 3231-4388

higiene íntima

domingo, 17 de janeiro de 2010

SECREÇÃO VAGINAL, VAGINOSE E HIGIENE ÍNTIMA FEMININA

Existe uma secreção vaginal natural que é branca, não causa prurido e tem odor ácido. A acidez vaginal, que é dada principalmente pela presença em abundância dos bacilos de Doderlëin, obriga você a trocar de roupa íntima de tempo em tempo pois ficam danificadas nas áreas de contato com a vulva, mas essa acidez é importante para proteção da vagina de infecções oportunistas – levando aos corrimentos vaginais. Entre esses corrimentos, temos as vaginoses bacterianas que acometem em média 20% dos casos atendidos no consultório. Esse corrimento acontece pela diminuição da flora vaginal normal com alcalinização do meio vaginal levando ao crescimento dos microorganismos que causam esse corrimento. Você pode perceber facilmente, porque além da presença de corrimento cinza ou amarelado e não pruriginoso (na maioria das vezes), tem um odor desagradável que se acentua com a menstruação ou após relação sexual, porque nessas situações há uma alcalinização do meio vaginal pela presença de sangue ou pela presença de semen.
Para ajudar na manutenção das defesas da vagina, a região genital deve estar sempre seca evitando-se o excesso de calor e umidade, para isso use sempre roupas confortáveis e que permitam uma boa transpiração - não se esqueça que moramos num país tropical! Evite usar protetores íntimos, nos dias quentes procure lavar-se no meio do período de trabalho e/ou troque a roupa íntima se estiver úmida devido à sudorese. A higiene íntima diária colabora na prevenção das infecções vaginais. Para ajudar na higiene existem espumas de higiene e sabonetes íntimos que colaboram inclusive com a manutenção da acidez vaginal (os antigos sugeriam para fazer banhos de assento com 3 litros água morna e uma colher de sopa de vinagre, medida esta válida em casos de muito desconforto). Além disso, não esqueça que para uma adequada higiene é fundamental lavar- se toda vez que precisar ir ao banheiro e que não basta usar o papel higiênico por mais cuidado que se tome porque, com o papel, só vamos retirar o excesso de resíduo. A contaminação da vagina pode ser facilitada pela proximidade do anus com o intróito vaginal fazendo com que as bactérias da flora retal contaminem a vagina causando corrimentos.
Quanto a roupas, use preferentemente as saias, elas são adequadas para o nosso clima quente e permitem uma melhor transpiração. Os tecidos, inclusive os de roupas íntimas, devem ser preferentemente claros e não sintéticos. Ao invés de usar protetores íntimos prefira, sempre que possível, trocar as roupas íntimas como já foi dito e dê preferência às de algodão branco.
Esses cuidados com a higiene íntima são muito importantes. É interessante como, com essas poucas medidas, voce terá uma diminuição do conteúdo vaginal e seguramente você estará se ajudando e se sentindo muito mais à vontade… Caso haja persistência de sintomas você deverá fazer exame ginecológico !

Arquivado em: Sem categoria I

Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

O formulário de comentários está fechado no momento.

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://doutoragiu.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.